domingo, 1 de junho de 2014

SEMINÁRIO DE EMPREENDEDORISMO E 
TECNOLOGIA
Evento preparado pelos alunos de Gestão em Tecnologia da Informação (matutino), teve início às 08:35 da manhã e término as 12:30, que teve como mediador Marcelo C. Sales, explicando o que é empreendedorismo, trazendo estatística e dados segundo o IBGE e mostrando o crescimento desse setor e das oportunidades que o mercado tecnológico oferece.



No evento organizado na Faculdade Dom PedroII através da solicitação da professora Emanuele Pereira para elaboração do mesmo foram citados e debatidos os temas voltados ao Empreendedorismo e a Tecnologia, inicialmente o representante da turma Marcelo Sales realizou uma rápida apresentação sobre as necessidades de ser um empreendedor, como avaliar o mercado de trabalho, índices de desemprego, as diferenças de um empreendedor por necessidade e empreendedor nato e relatado também a Tecnologia empreendedora e suas possibilidades. 
Os palestrantes abordaram vários temas referente a experiências já vividas e consequências de seus atos ao decorrer da carreira de empreendedor, foi esclarecida a importância dos testes de qualidade referente a área de TI e outros setores no qual o que mais se busca hoje é a qualidade do produto ou serviço oferecido por determinada empresa, esses quesitos já se torna um diferencial comparada a outras organizações. Comentado também a importância de tomar decisões na carreira empreendedora, estabelecer metas e seguir em diante para alcança-las, mencionando também as etapas que um empreendedor deve seguir para ter uma carreira eficaz e eficiente, realizando um plano de negócio, no qual é o principal passo a ser dado ao se ingressar no mercado de trabalho que a cada dia se torna mais competitivo e com várias dificuldades para novos setores.








PRISCILA SANTOS, QUE FALOU SOBRE O TEMA TESTES E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. CITOU A IMPORTÂNCIA DE FAZER AVALIAÇÕES DO PRODUTO AFIM, DE EVITAR ERROS FUTUROS, OS CHAMADOS BUGS.







CAMILO TELLES, MINISTRANDO A PALESTRA STARTUP 3, HISTORIAS NO SENÁRIO DE EMPREENDEDORISMO, FEZ SUA AVALIAÇÃO SOBRE O EVENTO DIZENDO QUE É SEMPRE BOM PASSAR CONHECIMENTO PARA AS PESSOAS DE SUA EXPERIÊNCIA E VIVÊNCIA NO MERCADO.













JONAS ANTUNES
– FALOU SOBRE O TEMA CRESCIMENTO EMPRESARIAL. JONAS TRABALHA NA EMPRESA “TODO”, EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇO TENDO COMO PRINCIPAL CLIENTE A CONTAX.











ADERBAL MIRANDA, COM O TEMA TECNOLOGIA VOIP. CONTOU HISTÓRIA SOBRE SUA VIDA PROFISSIONAL E FALOU DA IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIO PARA O EMPREENDEDOR.  ADERBAL FOI BASTANTE DINÂMICO NA SUA PALESTRA, CITOU SOBRE A IMPORTÂNCIA DA TEORIA DO TRIPÉ, UM ARTIFICIO PARA O EMPREENDEDOR NÃO FALIR.


 



RICARDO BRUNO SOARES, CONSULTOR DO SEBRAE, EMPRESARIO E PROFESSOR, MOSTROU A IMPORTÂNCIA DE UM PLANEJAMENTO ANTES DE ABRIR UM NEGÓCIO MOSTRANDO A NECESSIDADE  DO PLANO DE NEGÓCIO DO SEBRAE.

Segundo os próprios palestrantes o tema abordado e a organização do evento foram satisfatórios, foi possível passar o conhecimento para os alunos da faculdade Dom Pedro II referente ao mercado de trabalho e como se inserir nele como um empreendedor que possa manter sua empresa por muito tempo sem ter que abandonar os sonhos por problemas de não planejamento. O seminário também foi divulgado pela empresa Brava, uma empresa de comunicação inteligente em seu site de jornalismo, no próprio site da faculdade Dom Pedro II, onde foi realizado o seminário.
 Convidados, alunos e inscritos no seminário
 Camila Salles, Itana Gomes, Alex Jaguaraci, Emanuele Pereira e Marcelo C. Sales
 Ricardo Bruno Soares, Alan Victor Azevedo, Emanuele Pereira e Aderbal Miranda
 Mediador  e aluno Marcelo C. Sales
 Rodrigo Alves e Marcelo C. Sales
 Palestrantes Jonas Antunes, Priscila Silva, Aderbal Miranda e Camilo Telles
 Eliane Oliveira e Raiane Araujo
 Plateia
 Alunos da Dom Pedro II
Consultor do Sebrae-BA, Ricardo Bruno Soares

O seminário deixou em seus convidados e alunos a importância de ter coragem para iniciar um negócio, seja na TI ou em qualquer setor, o importante é saber onde quer chegar e o que é preciso ser feito para conquistar o seu próprio negócio. O Brasil é reconhecido internacionalmente não apenas por recursos naturais, mas também pelo setor de Tecnologia da Informação (TI), um setor de crescimento constante e inovador. O setor de TI favorece oportunidade de inovações para desenvolver soluções, desenvolvimento e competitividade e produtividade na economia nacional.

O evento ainda teve no final, sorteio de dez cursos profissionalizantes doado pelo palestrante e empresário Aderbal Miranda da empresa Era Digital, além de carga horária de 4 horas para os alunos inscritos.


Alunos da Faculdade D. Pedro II, responsáveis pelo seminário


“A coragem é a primeira qualidade humana, pois garante todas as outras.”
Aristóteles