A GVT é uma
organização que atua no mercado das telecomunicações e se segmenta com foco nos
clientes e na diferenciação dos seus produtos para atender às necessidades dos
mesmos. Analisando as bases de mercado, opta por dividir essa segmentação em
três, sendo estas as grandes empresas e governo (Corporate), pequenas e médias
empresas (PME) e clientes domésticos.
A escolha desses
três segmentos ocorreu através de bases geográficas, demográficas,
psicográficas e comportamentais, estabelecendo os perfis dos clientes e criando
nichos de mercado. Através das variáveis geográficas obtidas a GVT, observou os
fatores de mobilidade e de desenvolvimento tecnológico e através desses fatores
os investimentos foram focados em estados da região Norte, Sul e Sudeste para
grandes empresas. Já por meio da segmentação demográfica, foram criados pacotes
de serviços com base em idade, classe social, sexo, renda e ciclo de vida da
família.
As variáveis
psicográficas identificadas pela GVT permitiram que fossem verificados
determinados fatores que tem elevada valorização pelo cliente, como
transparências nas contas telefônicas, tarifas e serviços adicionais de banda
larga. A GVT tem como
vantagens, mais economia, agilidade e produtividade no atendimento, melhor
gerenciamento de custos, e mais qualidade no serviço. Por fim, as variáveis
comportamentais colaboraram para a divisão dos segmentos da GVT, pois através
dos benefícios pôde-se identificar o que de fato levava o cliente à compra e as
taxas de uso contribuíam para identificar os perfis dos usuários.
Pode-se concluir
que a GVT apresenta uma estratégia de segmentação bem fundamentada com diversas
bases para tal fracionamento, visando o mercado-alvo, o atendimento ao mesmo.
Assunto cedido por alunos da Dom Pedro II:
Carlos Alberto;
Carlos César;
Luís Fernando
Guerra;
Raiane Oliveira;
Rodrigo Pereira;
Valdinei
Trindade.
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