sexta-feira, 21 de março de 2014

A GVT é uma organização que atua no mercado das telecomunicações e se segmenta com foco nos clientes e na diferenciação dos seus produtos para atender às necessidades dos mesmos. Analisando as bases de mercado, opta por dividir essa segmentação em três, sendo estas as grandes empresas e governo (Corporate), pequenas e médias empresas (PME) e clientes domésticos.

A escolha desses três segmentos ocorreu através de bases geográficas, demográficas, psicográficas e comportamentais, estabelecendo os perfis dos clientes e criando nichos de mercado. Através das variáveis geográficas obtidas a GVT, observou os fatores de mobilidade e de desenvolvimento tecnológico e através desses fatores os investimentos foram focados em estados da região Norte, Sul e Sudeste para grandes empresas. Já por meio da segmentação demográfica, foram criados pacotes de serviços com base em idade, classe social, sexo, renda e ciclo de vida da família.

As variáveis psicográficas identificadas pela GVT permitiram que fossem verificados determinados fatores que tem elevada valorização pelo cliente, como transparências nas contas telefônicas, tarifas e serviços adicionais de banda larga. A GVT tem como vantagens, mais economia, agilidade e produtividade no atendimento, melhor gerenciamento de custos, e mais qualidade no serviço. Por fim, as variáveis comportamentais colaboraram para a divisão dos segmentos da GVT, pois através dos benefícios pôde-se identificar o que de fato levava o cliente à compra e as taxas de uso contribuíam para identificar os perfis dos usuários.


Pode-se concluir que a GVT apresenta uma estratégia de segmentação bem fundamentada com diversas bases para tal fracionamento, visando o mercado-alvo, o atendimento ao mesmo.

Assunto cedido por alunos da Dom Pedro II:
Carlos Alberto;
Carlos César;
Luís Fernando Guerra;
Raiane Oliveira;
Rodrigo Pereira;
Valdinei Trindade.

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